domingo, 13 de junho de 2010

Texto dissertativo do 1º semestre

"O JOVEM EQUILIBRISTA"
Pablo Picasso, pintor espanhol naturalizado francês. Considerado por muitos o maior artista do século 20, era também escultor, artista gráfico e ceramista.Em 1905 os tempos mais difíceis de Picasso tinham ficado para trás: depois de um período de terrível pobreza começava a vender seua trabalhos estava feliz com seu relacionamento com a voluptuosa Fernande Olivier e vivia no centro de um grupo de artistase escritores que incluiam Max Jacob, Guillaume Apollinare e Alfred Jarry. Rosas e ocres predominavam na sua paleta, e os tons sombrios e patéticos da Fase Azul foram substituidos por um estado de espírito mais suave, embora ainda bastante melancólico.Os temas preferidos de Picasso são agora os palhaços e equilibristas que ele ia ver varias vezes por semana no Circo Médrano em Paris;porém ele focaliza mais a existencia desenraizada e a vida doméstica incongruente do que suas habilidades profissionais. Aqui pelo menos, um feito acrobático esta sendo executado, mas o ambiente é misteriosamente pastoral e a presença carrancuda e maciça do homem dá ao quadro uma qualidade curiosamente intensa e desconfortável.Bom, partindo do ponto de vista de PICASSO, que naquela época de sua vida estava focalizando mais a "existencia desenraizada e a vida doméstica incongruente do que suas habilidades profissionais",vemos que nem PICASSO suportava tanto, apesar de amar o que faz, partiu para outro olhar, o olhar do todo, do movimento, dos corpos e o que estava representando a si. Comparando tudo isso ao que aprendei nesse semestre, que a imagem do homem na educação física é muito importante para buscar e analisar a cultura corporal,criando esportes, jogos, lutas, ginasticas, brincadeiras, e danças, entender as condições que inspiraram essas criações e experimentá-las, refletindo sobre quais alternativas e alterações são necessárias para vivenciá-las no espaço.
Percebemos com isso que a Ciência em sua sistemática, tem provado mais uma vez que com a educação de nosso corpo e consequentemente mente, são ligadas e o senso comum está caindo por terra, pois a ciência tem se comprovado. conclue-se que a ciência, o corpo e a educaçao física, estão interligados, constantando que a ciencia estuda o corpo e a educação física trabalha-o e a educação fisica é a ciência do corpo o interesse do conhecimento é para benefício do ser humano.
O jogo segundo Huizinga, estabelece uma sociedade sendo racional ou irracional, com atividades lúdicas. Estabelecendo uma repercussão na sociedade antiga até a atual, nos marcando com brincadeiras que inventávamos e que mais tarde se tornaria um esporte, onde eram feitas competições em busca de premios, formando uma cultura. Nessa obra, que particulamenta adorei "HOMO LUDENS"
"O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições mais rigorosas,pressupõe sempre a sociedade humana; mas, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na atividade lúdica".
(Op.cit., p.3)
"Convidam-se uns aos outros para brincar mediante um certo ritual de atitudes e gestos. Respeitam a regra que os proíbe morderem, ou pelo menos com violência, a orelha do próximo. Fingem ficar zangados e, o que é mais importante, eles, em tudo isto, experimentam evidentemente imenso prazer e divertimento. ( Op.cit., p.3)
Essa sitação foi a que mais me chamou a atenção, pois nos jogos vimos que no jogo existe regras e que muitas vezes não são seguidas. O lazer e a sociedade tambem atrelam essa realidade como no livro de JOFFRER DUMAZEDIER " LAZER E CULTURA POPULAR" ele compara e fundamenta o lazer como forma de solução para os problemas da sociedade, segundo DENIS DE ROUGEMONT, "era dos lazeres" como uma nova idade do ouro no qual, como por encanto, desapareceraiam todos os problemas sociais.
ROGER CAILLOIS, no ensaio les jeux et les hommes, propõe não somente uma sociologia dos jogos, mas ainda uma sociologia fundamental das sociedades, tendo como ponto de partida, seus próprios jogos (p.20).
É , isso nossa cultura nos leva a muitas situações de jogos, lazeres, esportes, lutas e danças.
Qualquer que seja a definição adotada para ANTROPOLOGIA é possível entende-la como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
Para o antropólogo CLAUDE LEVI-STRAUSS(1970:377)a etnografia corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo”. A etnologia, com relação à etnografia, seria “um primeiro passo em direção à síntese” e a antropologia “uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia”.
A antropologia nos agrega muito, em relação ao estudo do homem e sua evolução , tendo uma vivência entre os povos e suas culturas variadas, ou comunidades, estudando o homem nos tornamos antropologos.
Penso que tudo que aprendi tem um foco e um objetivo: o corpo, o homem o que ele faz, sente ou pensa.
O corpo é movido por intenções provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestações e esta interação é chamada de CORPOREIDADE. Muitos esportes estimula essa corporeidade, essa é a intenção o corpo sente e utliza do mesmo como ferramenta, a natação é uma delas, e basta observar um dançarino a dançar um lutador de judô ou uma ginasta repare que quanto mais treina melhor ele se torna. Se praticar Ginastica por exemplo, que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, a força que o corpo exerce que leva a um equilibrio entre corpo e mente, é fantastico...
Concluo meu texto com algumas frases "Mente sã em um corpo são, é uma descrição curta, mas completa, de uma condição feliz neste mundo. Aquele que tem ambos, tem muito pouco mais a desejar; e aquele que deseja ambos, será um pouco melhor em tudo."
(John A. Locke)
"Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável -- ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica."
(John F. Kennedy)
"O meu corpo é um jardim, a minha vontade o seu jardineiro."
(William Shakespeare)

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
www.docsystems.med.br
www.suapesquisa.com
www.wikipedia.org
www.revistaescola.abril.com.br/educaçãofisica
Huizinga,Johan- Homo Ludens
Oliveira, O que é Educação fisica?
Freire, Educação de corpo inteiro.
Joffrer Dumazeidiér, Lazer e Cultura Popular